terça-feira, 28 de julho de 2015

Queres dar(-me) o nó?

Está aberta a época dos casamentos. E com ela, inevitavelmente, tempos difíceis para os homens. Só digo isto: nó da gravata...! Ninguém quer ir a um casamento com um nó de gravata mal feito. O problema é que fazer o nó da gravata não é para todos.
Há de tudo. A começar pelos que compram uma gravata, pedem à funcionária da loja para fazer logo o nó (duvido que exista alguma loja de gravatas cujas funcionárias não saibam fazer o nó) e nunca mais o desfazem. A gravata dura uma vida inteira com o nó original feito, mesmo não sendo um nó cego. Até fica com uma cor diferente naquela zona, de nunca apanhar um bocadinho de sol. Mas também não faz mal, porque nunca se vê, o nó nunca é desfeito. E quando isso, por algum motivo, acontecer, compram outra. Mas noutra loja, porque a funcionária daquela loja faz nós muito fraquinhos! Depois há os que não sabem fazer nós de gravata mas acham que sabem. Pegam na gravata, amarfanham-na toda, dão 3 voltas e no fim ficam com um nó de gravata que parece um repolho. Mas não dão o braço a torcer, aquilo para todos os efeitos está óptimo, "é um nó diferente". Também há os que dão meio braço a torcer. Tentam fazer, ficam com um nó de gravata que parece um repolho, desfazem, pedem a alguém para fazer (e a pessoa faz um nó em condições, claro) e no final dizem "pronto, não está muito melhor do que eu tinha feito mas agora fica assim que já estamos atrasados". Felizmente há os que têm noção das suas limitações e pedem logo a alguém para fazer o nó. Mas quando lhes dizem que aquilo está um bocadinho torto, lá para o meio da festa, dizem "pois, foi o Xico que fez". E ainda há os que vão ver à internet como se faz um nó de gravata, treinam mil vezes até conseguir fazer um nó que se aproxima de um nó bem feito, e depois andam o casamento todo a perguntar aos amigos se não querem que ele próprio lhes faça um nó melhor, "faço-te um como o meu, olha aqui", todos orgulhosos. Mas o meu preferido é aquele que faz um nó de gravata quase como se fosse um atacador dos sapatos. "Mas que raio de nó de gravata é esse?" (normalmente quem diz isto é um daqueles que viu na internet como é que se fazia o nó), "É para ser mais rápido, daqui a bocado já é para pôr a gravata na testa".
Eu acho-lhes uma graça...!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Bons dias

"Bons dias"?!
A crise realmente chega a todo o lado... Até à cordialidade das pessoas. Só pode ser isso! Já não se deseja um "bom dia" só, repetindo-o simpaticamente dia após dia, como deve ser. Agora deseja-se logo meia dúzia de "bons dias", deve ser mais barato. E se é mais barato, é de aproveitar. Se ainda não é, vai ser, e é melhor aproveitar! Nunca se sabe quando é que o Governo se lembra e começa a cobrar pela boa educação das pessoas. E um homem prevenido vale por dois, ou por meia dúzia, neste caso. Se amanhã se lembrarem de inventar um imposto qualquer sobre o número de vezes que se cumprimenta as pessoas com "bom dia" eu quero ver... Esses dos "bons dias" é que são espertos. Então não se diz "bom dia" às pessoas? "Desculpe, eu não lhe disse "bom dia" hoje mas já tinha dito há 3 meses. Sou muito poupadinho, senão o dinheiro não chega para tudo". Se for no autocarro 36 então dá para um ano, que as pessoas são todos os dias as mesmas.
Eu acho-lhes uma graça...!