sexta-feira, 27 de março de 2015

Filas para totós

Há pessoas que não percebem o que é uma fila. Eu já dei por mim a pensar que só os primeiros 3 ou 4 lugares da fila é que compensam, porque realmente a probabilidade de nos despacharmos rapidamente é grande. Daí para trás mais vale ir para o fim da fila e esperar um pouco mais do que ter alguém atrás. Também pode acontecer que as pessoas saibam perfeitamente o que é uma fila mas, por alguma razão, tenham prazer em seguir escrupulosamente uma espécie de tutorial que terá um nome do género "Filas para totós":
- Se a pessoa à sua frente der um passo, você dá pelo menos dois.
- Se precisar de retirar algo de uma prateleira que está ao longo da fila, faça-o 2 metros antes de lá chegar, engalfinhando-se completamente na pessoa à sua frente.
- Se levar um carrinho de supermercado, nunca o desencoste das costas da pessoa à sua frente. Essa pessoa deverá aliás agradecer o apoio, porque muito tempo em pé cansa.
- Se levar um cesto de supermercado, nunca o desencoste das pernas da pessoa à sua frente e, se possível, arraste-o sempre aos pontapés.
- Se estiver a mascar uma pastilha, não deixe passar a oportunidade de fazer balões até rebentar um no cabelo da pessoa à sua frente. Peça desculpa. Não é obrigatório mas fica bem.
- Traga sempre uma garrafinha de água, que deverá entornar estrategicamente nas calças da pessoa à sua frente. Se ela não reparar, tanto melhor.
- No Inverno, escolha os dias em que estiver mais constipado para estar em filas e espirre sem pôr a mão ou um lenço à frente.
- Se a pessoa à sua frente estiver a ler, empoleire-se no seu ombro e leia também. Não interessa se é o jornal diário, documentos profissionais ou uma carta da namorada. Se possível, tente ler as partes mais importantes em voz alta.
(...)
- Quando chegar a sua vez de ser atendido demore o mais possível, para a fila ficar cada vez maior. Os seus pares vão gostar.
Eu acho-lhe uma graça...!

terça-feira, 10 de março de 2015

Leis da Física

Toda a gente conhece as leis fundamentais da Física (como o Princípio da Inércia ou o Princípio da Acção e Reacção), segundo as quais é possível atribuir um sentido cronológico, lógico e causal a um (conjunto de) facto(s), e recorrendo às quais é possível fazer previsões testáveis para o futuro. No âmbito científico, a lei científica deve a sua validade e exactidão à observação sistemática da ocorrência regular e persistente de um dado fenómeno, estabelecendo uma causa e efeito associados ao mesmo e afirmando que é muito razoável e provável que todos os demais eventos correlacionados venham a concordar com os resultados anteriores. Se assim é, eu pergunto: Até quando será preciso esperar para definir como Lei da Física o seguinte fenómeno?
Todo e qualquer frasco de shampoo ou gel de banho que seja transportado num saco ou mochila de desporto se partirá antes de estar vazio, e consequentemente deixará a roupa que está no saco uma verdadeira porcaria, quase sempre a roupa lavada.
Vejamos, é uma lei exacta? Claro, é certinho que mais cedo ou mais tarde o frasco se vai partir ainda com shampoo ou gel de banho lá dentro! Ocorrência mais regular que esta não existe. Pode estabelecer-se uma causa e efeito associados ao fenómeno? Sim. O efeito de esbardalhar a roupa toda com shampoo é causado pela simples presença do frasco dentro da mochila, apesar de ter uma tampa, porque o frasco VAI partir-se! E o sentido cronológico? Fácil, assim que compramos o shampoo, é só esperar 2 ou 3 treinos et voilà...! Mas todos os eventos semelhantes concordarão com os resultados anteriormente verificados? Sim, todos. Podem experimentar com o que quiserem, shampoo do Lidl, gel de banho Nivea, tudo. VAI partir-se antes de acabar. Então que previsões testáveis podem fazer-se? Ora bem, assim de repente vejo duas: 1) É impossível gastar um destes frascos de shampoo até ao fim, porque 2) a vossa t-shirt (normalmente a melhor, ou aquela que vocês gostam mais) vai inevitavelmente ficar uma bela porcaria pegajosa depois de absorver o shampoo que VAI espalhar-se pela mochila quando o frasco se partir!
Não é verdade? Não, pois não... nem isso nem os boxers lavados cairem sempre ao chão no balneário, depois do banho e antes de os vestires, quando tiras a toalha da mochila e vêm agarrados!
Eu acho-lhe uma graça...!

terça-feira, 3 de março de 2015

Está feito, ponto e vírgula...!

Nos dias que correm o computador é uma ferramenta de trabalho indispensável para muitos de nós. E não é só pela comodidade que trouxe a muito do trabalho anteriormente feito com lápis, calculadoras e cadernos de capa preta. Muito do valor dos computadores está naquilo que nos permite estudar, investigar e descobrir. Seja como for, é muito útil. Podemos fazer o mesmo trabalho muito mais rapidamente, e temos a sensação de que  a máquina está sob o nosso comando. É mentira! Os computadores também nos dão dores de cabeça. Não raras vezes pensamos dominar a máquina, mas é uma ilusão. Os computadores arranjam sempre forma de nos deixar ficar mal... e quase sempre em frente ao chefe!
Quanto de vocês já receberam um pedido urgente do chefe para executar determinada tarefa, normalmente em tempo recorde, e acreditaram que ia ser possível mostrar-lhe os resultados na manhã seguinte, graças ao computador? Pois... Põem mãos à obra, organizam dados, implementam algoritmos de análise, fazem folhas de cálculo, desenham gráficos, está tudo perfeito! Chamam o colega do lado para ver, ele fica maravilhado. Nem vos sabia capazes de fazer isso, quanto mais em tão pouco tempo. Vão fazer um brilharete em frente ao chefe. Amanhã de manhã vão ser aumentados. Mentira! Sempre que o chefe está a olhar para o computador, nada funciona! Aquilo que até ontem à noite parecia uma análise de dados super sofisticada, com uma apresentação de resultados exemplar, e que estava perfeito, agora não passa de um monte letras a vermelho, normalmente com as palavras "ERROR" ou "UNEXPECTED" pelo meio. E escusam de tentar resolver na hora, só vão fazer pior, e vão ficar tão vermelhos quanto as letras no ecrã. Experimentem dizer ao chefe para voltar daí a 5 minutos, vão ver que afinal era só um ponto e vírgula.
Eu acho-lhe uma graça...!