terça-feira, 10 de março de 2015

Leis da Física

Toda a gente conhece as leis fundamentais da Física (como o Princípio da Inércia ou o Princípio da Acção e Reacção), segundo as quais é possível atribuir um sentido cronológico, lógico e causal a um (conjunto de) facto(s), e recorrendo às quais é possível fazer previsões testáveis para o futuro. No âmbito científico, a lei científica deve a sua validade e exactidão à observação sistemática da ocorrência regular e persistente de um dado fenómeno, estabelecendo uma causa e efeito associados ao mesmo e afirmando que é muito razoável e provável que todos os demais eventos correlacionados venham a concordar com os resultados anteriores. Se assim é, eu pergunto: Até quando será preciso esperar para definir como Lei da Física o seguinte fenómeno?
Todo e qualquer frasco de shampoo ou gel de banho que seja transportado num saco ou mochila de desporto se partirá antes de estar vazio, e consequentemente deixará a roupa que está no saco uma verdadeira porcaria, quase sempre a roupa lavada.
Vejamos, é uma lei exacta? Claro, é certinho que mais cedo ou mais tarde o frasco se vai partir ainda com shampoo ou gel de banho lá dentro! Ocorrência mais regular que esta não existe. Pode estabelecer-se uma causa e efeito associados ao fenómeno? Sim. O efeito de esbardalhar a roupa toda com shampoo é causado pela simples presença do frasco dentro da mochila, apesar de ter uma tampa, porque o frasco VAI partir-se! E o sentido cronológico? Fácil, assim que compramos o shampoo, é só esperar 2 ou 3 treinos et voilà...! Mas todos os eventos semelhantes concordarão com os resultados anteriormente verificados? Sim, todos. Podem experimentar com o que quiserem, shampoo do Lidl, gel de banho Nivea, tudo. VAI partir-se antes de acabar. Então que previsões testáveis podem fazer-se? Ora bem, assim de repente vejo duas: 1) É impossível gastar um destes frascos de shampoo até ao fim, porque 2) a vossa t-shirt (normalmente a melhor, ou aquela que vocês gostam mais) vai inevitavelmente ficar uma bela porcaria pegajosa depois de absorver o shampoo que VAI espalhar-se pela mochila quando o frasco se partir!
Não é verdade? Não, pois não... nem isso nem os boxers lavados cairem sempre ao chão no balneário, depois do banho e antes de os vestires, quando tiras a toalha da mochila e vêm agarrados!
Eu acho-lhe uma graça...!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Que é que tens a dizer sobre isto?!