terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fast & Furious

Os motoristas de autocarro têm indicações expressas para fazer toda e qualquer curva exactamente à velocidade máxima possível antes do capotamento. Não é pemitido a um motorista de autocarro, em serviço, fazer uma curva de forma suave. É contra o regulamento da profissão (o mesmo que obriga a passar por cima de todas as poças de água).

E vejam onde chega a ironia. Se entra uma senhora idosa, com dificuldades de mobilidade, o senhor motorista espera pacientemente que esta senhora escolha o seu lugar e se acomode. E olhem que normalmente estas senhoras nunca escolhem o lugar mais perto da porta!

Eu tenho para mim que a experiência as ensinou que, se demorarem mais a sentar-se o motorista espera porque as viu entrar, e por isso vão sentar-se mais perto da saída. Se inadvertidamente se sentam perto da porta de entrada para não fazer esperar o senhor motorista, depois quando quiserem sair, como o motorista já não se lembra delas e não as vê pelo espelho retrovisor (ele procura pessoas em movimento e estas senhoras "andam quase paradas"), vai-se embora antes delas conseguirem chegar à porta de saída, o que imediatamente dá início a uma adjectivação muito própria do motorista por parte destas senhoras.
- "Olha que lambuças!"
- "Oh patego!! Espera aí!"
- "Oh senhoooooooor!"
- "Humm!! Era quem te desse 2 lostras!!"

Mas voltando ao que interessa, na minha terra isto chama-se cinismo! Quer dizer, se entra uma senhora assim, como toda a gente está a ver, o senhor espera que ela se sente para não cair. Quando já vai a meio do percurso, já não se importa de fazer curvas em duas rodas, não se importa com o senhor que leva com 2 hortaliças voadoras na testa, não se importa com a criança que é esmagada contra o vidro pela senhora gorda que não se conseguiu segurar, não se importa com o meu telemóvel que vai esbardalhar-se todo lá ao fundo contra os degraus nem se importa com o senhor de bigode que ia a ler o jornal e de repente leva com um computador portátil nas costelas! O que vale a este senhor é a senhora que está na paragem prontinha a indicar-lhe o plano para se deslocar ao hospital.

2 comentários:

  1. A toda a velocidade, e até sobem o passeio!

    ResponderEliminar
  2. Há uma situação em que eles não andam a toda a velocidade, que é quando se cruzam com outro autocarro que vai iniciar marcha no mesmo sentido. Aí até param no meio da estrada para deixar o "amigo" passar... e travam a fundo se for preciso! Claro que isto causa nos passageiros o mesmo tipo de incómodo do que as curvas em 2 rodas: a senhora gorda deixa de esmagar o puto e rebola até ao banco do outro lado do corredor, o senhor de bigode aproxima perigosamente o dito (bigode) das "hortaliças" da senhora do banco da frente, e o computador vai aterrar em cima do telemóvel ao fundo das escadas.

    ResponderEliminar

Que é que tens a dizer sobre isto?!